segunda-feira, 27 de abril de 2015

Chocalho

Chocalho é um instrumento cuja definição mais genérica se refere a um corpo de metal oco provido de pedaços de chubos. O corpo pode se feito na forma de dois cônes juntos pela base, na forma cilíndrica, na forma oval, tubos duplos, triplos...Encontra-se chocalhos construídos com diversos materiais que podem ser orgânicos: sementes, gâos, madeiras e cabaças, como sintéticos. No caso dos cochalhos construidos com materias orgânicos, é mais comum ser denominado de maracas.
Execução
O instrumento é executado por agitação. O percussionista segura o ganzá horizontalmente com uma ou ambas as mãos e o agita para a frente e para trás. Com pequenos movimentos giratórios, o músico é capaz de controlar a maneira como os grãos caem dentro do tubo, permitindo a variação de intensidade de acordo com os tempos fortes e fracos do ritmo. O som é próximo a pulsos de ruído branco com curta duração e intensidade variável. No samba o ganzá serve para fazer tanto a marcação,como os contratempos.
O chocalho é classificado como um idiofone executado por agitação.
Encontrado em diversos ritmos brasileiros. Nas escolas de samba, é um dos instrumentos que fazem parte da bateria. Para aumentar a intensidade desse instrumento e permitir que seja ouvido entre os tambores, dezenas de ganzás são utilizados. Em geral, nesses casos, são utilizados grandes ganzás duplos ou triplos.

Isabela Nogueira
http://www.percussionista.com.br/instrumentos/chocalho.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário